Já faz um tempo que gostaria de escrever sobre a experiência que passei comparando com o que acontece hoje no mercado das Marcas Próprias das grandes redes de supermercado. Trabalhei durante 10 anos para o grupo Pão de Açúcar, pela Esboço Design, uma agência de design de embalagens dirigida por Guilherme Lyra, um dos maiores gênios em estratégia e design de embalagens que já conheci.
Qualitá foi desenvolvida por Guilherme Lyra (Esboço) e Fabio Pando (Dir de Marcas Próprias do Grupo Pão de Açúcar). O conceito era uma dupla assinatura de qualidade em todos os produtos Qualitá (assinatura do fornecedor e do Pão de Açúcar com o selo Qualitá). A minha experiência começava com Pando, desenvolvendo os melhor fornecedores de produtos, para que pudessem brigar nas prateleiras com grandes marcas consagradas e acabava em nosso desenvolvimento de embalagem que se estendia até a produção das mesmas. Era tudo minuciosamente estudado e concorríamos com marcas diferentes em cada setor. Exs: bazar: Nóbile, cafés: Gran Classic, chocolates: Liege, fraldas: Nanny Baby, alguns produtos como o sabão em pó: ALV, conseguiram ultrapassar em vendas na rede PA líderes de mercado, como uma comunicação de embalagem excelente aliada ao preço e qualidade do produto. Tivemos muitos resultados surpreendentes e fizemos uma evolução:
O novo centralizado foi a principal mudança, mas Fabio Pando saiu da rede e Rodolpho Freitas Netto junto com Iorley Lisboa assumem o setor e começam uma grande mudança. As bandeiras da rede são divididas: Extra, Compre Bem e Pão de Açúcar, que agora se transformaria em uma marca e após 2 anos de desenvolvimentos, estudos e pesquisas com minha participação como diretor de arte, nasceu:
Desenvolvemos mais de 3.000 ítens de embalagem, em uma extensa linha, conquistando 2 prêmios em anos consecutivos com a marca Pão de Açúcar.
Os sorvetes eram da Stuppendo (Edu Guedes), o chocolate Cacau Show, sempre a qualidade era prioridade.
Massas feitas por Alessandro Segato, vinhos escolhidos por Carlos Cabral que inseriu Club des Sommeliers no PA, carnes István Wessel, entre outros...
Era fã destas marcas, comprava, recomendava e hoje não consigo mais comprar. O que acontece hoje com este mercado esquecido, tratado simplesmente com disputas de preço, sem custo benefício e embalagens mediocres?
por Carlos Augusto Franco de Camargo (1974) fundador da i10as, Bacharel em Desenho Industrial pela FAAP com ênfase em
Comunicação Visual, Practitioner em PNL (Programação Neuro-Linguística). Desde 1994 trabalha criando e gerindo grandes marcas como: Nissin (3 gerações de branding de seus produtos); Ajinomoto; Kopenhagen; Brinquedos Estrela (mais de 300 ítens de embalagem); Adams; Basf; Pernod Ricard; Bacardi Martini; Campari, Parmalat; Danone;
Mr. Bey / Alibey; Danone; Johnson & Johnson; Reckitt Benkiser (2 gerações de branding Veja / Poliflor / Destak / Nugget); Schering Plough; Boehringer Ingelheim; Wickbold; NewCare; Adocyl; Supra Sumo; Miss Daisy / Sadia; Superbom; Montevérgine; Pharmaton; Targifor; Cepacol / Aventis; Adobe; Delta Air Lines; Heineken, Grupo Abril; Friboi; Polenghi; Vigor; Alessandro Segato; István Wessel; Sayerlack; Queensberry; Feinkost; Binswanger; entre outros. Atualmente continua em busca uma grande rede de supermercado para desenvolver um novo projeto.
Mr. Bey / Alibey; Danone; Johnson & Johnson; Reckitt Benkiser (2 gerações de branding Veja / Poliflor / Destak / Nugget); Schering Plough; Boehringer Ingelheim; Wickbold; NewCare; Adocyl; Supra Sumo; Miss Daisy / Sadia; Superbom; Montevérgine; Pharmaton; Targifor; Cepacol / Aventis; Adobe; Delta Air Lines; Heineken, Grupo Abril; Friboi; Polenghi; Vigor; Alessandro Segato; István Wessel; Sayerlack; Queensberry; Feinkost; Binswanger; entre outros. Atualmente continua em busca uma grande rede de supermercado para desenvolver um novo projeto.
Premiações:
1997 – Vencedor London International Advertising Awards - World's Most Creative Design - Embalagem Croissants Miss Daisy (Esboço Design)
1997 – Vencedor Embanews – Design - Embalagem Croissants Miss Daisy (Esboço Design)
1998 – Vencedor Embanews – Marketing - Embalagem Rodox Iscas Mata Baratas (Esboço Design)
1999 – Vencedor Prêmio Fernando Pini / Impressora Paranaense Embalagem Bacardi (Esboço Design)
2004 - Vencedor Prêmio Abre Embalagem Inovação - Grupo Pão de Açúcar - Embalagem Frango Assado
2004 - Vencedor - Prêmio Abre Embalagem Linha de Marca Própria - Grupo Pão de Açúcar
2004 - Exposição Bienal de Design Gráfico - Petit Gateau Alibey – Embalagem
2005 - Vencedor Categoria Especial Voto Popular - Prêmio Abre Embalagem Embalagem Inovação - Grupo Pão de Açúcar - Ovo de Páscoa Bob Esponja
2005 - Vencedor - Prêmio Abre Embalagem - Linha de Marca Própria - Grupo Pão de Açúcar
2010 - Vencedor - Embanews – Marketing - Embalagem Linha de Tortas Mr.Bey
Pin It now!
Parabéns por este post Carlos. Uma pena que este mercado degringolou há algum tempo.
ResponderExcluirMarcos, muito obrigado pelo reconhecimento de uma pessoa que sente e sentiu na pele a mundança deste mercado. Um grande abraço!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir