Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Nova atualização do Google Chrome para aviso de site inseguro

Você compraria ou confiaria em um site em que o Google mostra um aviso de site inseguro? 

Segundo o portal E-commerce Brasil, os brasileiros estão entre os mais preocupados com segurança e privacidade online. Agora imagine a repercussão que uma mensagem de alerta pode ter para os visitantes do seu site. Até recentemente, se pensava que os certificados de segurança eram úteis apenas para lojas virtuais e sites que realizavam algum tipo de transferência ou troca de informações sigilosas. A nova atualização, que entra no ar dia 24 de julho de 2018, o Google Chrome mostrará um aviso de que a página acessada não está segura para aqueles sites que não utilizam o protocolo de segurança HTTPS. Com essa atualização do Google Chrome, todo tipo de site será afetado. Veja como funciona a segurança de um site.

O que é o HTTPS?


O HTTPS (ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, na tradução literal) é um protocolo de segurança que informa aos visitantes quando estão em um site seguro. Isso significa que foi instalado um Certificado SSL e o site possui uma proteção extra.

Como funciona o Certificado SSL?


O Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um certificado digital que:
  • Utiliza um sistema de criptografia para mascarar os dados;
  • Garante que terceiros não autorizados tenham acesso à informações;
  • Permite um tráfego de dados com mais segurança entre o servidor e o visitante do site.
Um Certificado SSL protege as informações sigilosas que você guarda e compartilha em seu site. 


Importância de ter um site com HTTPS


Além da segurança para troca de informações sigilosas, o que é primordial para lojas virtuais e sites com transações, ter um site com protocolo HTTPS dá maior relevância para SEO. Já que o Google valoriza a segurança, isso entrou na lista de itens indispensáveis para um bom ranqueamento da página.O Certificado SSL passou a ser uma exigência do mercado pois o protocolo garante mais segurança para os dados que circulam na web e isso contribui para mostrar mais credibilidade e integridade nas informações.
  • Para os sites com SSL:
Antes, o Chrome mostrava essa informação de segurança apenas com um ícone de cadeado na barra de navegação, como você pode ver abaixo.Aviso do Google Chrome para sites seguros
Depois da atualização de janeiro de 2017, as páginas que possuem Certificado SSL, passaram a ser etiquetadas com a mensagem “Seguro” da seguinte maneira:
Aviso do Google Chrome para sites seguros
  • Para os sites sem SSL:
Na mudança de janeiro de 2017, foi adicionada a informação de “Não seguro” junto com o ícone:Aviso de site inseguro do Google Chrome
Em 24 de julho de 2018 uma nova notificação será utilizada, para que os usuários saibam que estão navegando em um site inseguro. Veja:
Atualização do Google Chrome: Aviso de site inseguro

Pin It now!

Nenhum comentário:

Postar um comentário