Enquanto não me surpreendo com medidas tomadas para buscar soluções mais corretas para o ambiente, fico impressionada em saber que, por volta de 1963, Alfred Heineken (na época presidente da marca) e o arquiteto John Habraken criaram a Heineken WOBO, uma garrafa que após o uso poderia ser utilizada como tijolo. Isso foi pensado muito antes do termo eco-design existir e de qualquer marca mostrar preocupações com o meio ambiente.
A ideia veio de uma visita do Sr. Heineken ao Caribe, onde observou praias imundas com milhares de garrafas de cervejas, além de poucos materiais de construção acessíveis a população na região. Sendo assim, a ideia era resolver estes dois problemas com um ideia só:
As garrafas WOBO foram criadas em dois tamanhos, com 350 mm e 500 mm, e deveriam ser dispostas horizontalmente, se encaixando.
Em 1963, a Heineken produziu 100.000 garrafas WOBO, porém a ideia não foi apoiada pela companhia, que cortou a produção das garrafas-tijolo.
Hoje, você pode encontrar alguns exemplares das garrafas WOBO no museu da marca em Amsterdã.
Um exemplo de inovação em reutilização de materiais e design, de fato.
Fonte: http://chocoladesign.com/
Fonte: http://chocoladesign.com/
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